Caopanheiro labra
Acupuntura para meus cães:dúvidas que recebemos
Dia de acupuntura da Mikota 😊 nem todo mundo sabe, na verdade muita gente nem é dessa época... mas a gente faz acupuntura com o Bruno desde a época do Polinho! Aliás, desde que era um garotão "xovem" 🙌🏻
Começamos a fazer com o Polo com mais ou menos um ano de idade pra ajudar com a dermatite atópica dele que ele tinha. Uma amiga tinha um cão com uma displasia super forte e ela me disse que ele fazia acupuntura e que ajudaria com a dermatite do Polo. Confesso que no começo eu não acreditava muito não, não entendia como funcionava. Maaaas resolvi testar... foi notável como ele melhorou! Claro que a acupuntura sozinha não curou ele, foi uma série de coisinhas adicionadas como qualidade de vida, boa alimentacao etc mas era notável como ele dava uma melhorada após cada sessão e como quando ficava um tempo sem fazer piorava de novo.
Depois de mais velho fiz um preventivo com ele pela idade e agora é a vez da Mikota entrar no nanaste 🥰 ela tá ótima é só uma maneira de tardar os efeitos da idade né? E melhorar a qualidade de vida dela, afinal ela merece ❤️
Tenho postado várias fotos e vídeos e dúvidas da galera estão surgindo. Por isso vou tentar responder o máximo aqui ( dentro do meu conhecimento, afinal eu não sou veterinária)
Sobre a acupuntura veterinária:
A Acupuntura Veterinária começou a ser realizada na Dinastia Chang (1765 a 1123 a.C.) no tratamento de cavalos de sacerdotes feridos em batalhas na China. A partir dessa época surgiram descrições sobre tratamentos utilizando diferentes técnicas na acupuntura em animais. A acupuntura em pequenos animais (cães e gatos) se desenvolveu mais no Ocidente, principalmente na Europa e na América do Norte.
A acupuntura nos animais possui um efeito semelhante ao nos humanos, estimulando terminações nervosas, que conduzem esse estímulo até áreas do cérebro.
A acupuntura veterinária tornou-se popular por ser uma terapia segura, rápida e eficiente.
É útil em qualquer enfermidade, utilizada como tratamento principal ou auxiliar.
Beneficios da acupuntura veterinária
Indicada para animais de qualquer idade ou sexo
Pode ser utilizada em qualquer enfermidade ou localização
Não causa dor ao animal nem reações adversas
Não possui contra-indicação
Principais enfermidades que podem ser tratadas através desta terapia:
Problemas respiratórios (asma, bronquite)
Problemas musculares (miosite)
Problemas relacionados a estrutura óssea (hérnia de disco, osteofitos, osteartrite, osteoartrose, displasia coxo-femural, displasiado cotovelo, subluxação de patela, etc)
Problemas dermatológicos (atopia, sarna demodécica)
Problemas gastro-intestinais (gastrite, diarréia, constipação, fecaloma)
Problemas reprodutivos
Problemas neurológicos (convulsão, paralisia, cinomose)
Tratamento paliativo ao câncer
Auxiliar na recuperação pós-cirúrgica
Problemas urogenitais (cistite, incontinência, calculos vesicais e renais, insuficiência renal)
“Mas Ciça, meu cachorro é super agitado! Acho que ele comeria as agulhas e jamais ficaria parado e calminho assim!”
Olha, o Toddy é filhotão e brincalhão mas colocamos uma nele e ele ficou calminho. Geralmente os cães acalmam e um bom veterinário acupunturista sabe como lidar com cães, como acalmar, como conduzir e se por acaso o cão for muito inquieto, começar aos poucos que ele vai acostumando. Mas eu sempre digo que educação e adestramento é super importante né? Pelo menos o básico como saber ficar quietinho quando precisa. Tá certo que alguns podem estranhar no começo mas logo que percebem que não é nada de mais relaxam.
A agulha da acupuntura é super fininha e realmente você não sente dor nenhuma. ( sim eu já testei ☺️)
Ah! Segue aqui esse vídeo que fizemos com o Bruno explicando um pouquinho da acupuntura na época que fazíamos com o Polinho!
Assiste aqui e se tiverem alguma dúvida ainda deixa no comentário 🙏🏻