Caopanheiro labra
Acupuntura para o seu pet
Mas o que é? A acupuntura é uma forma de tratamento originária da Medicina Tradicional Chinesa, usada para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças. O nome da técnica vem do latim acum, que significa agulha, e punctum, que significa punção. Ela é baseada na teoria de que a energia, chamada de chi ou Qi, flui pelo corpo através de caminhos chamados meridianos. A acupuntura procura corrigir desequilíbrios no fluxo dessa energia através de punções com moxas e agulhas finas. Atualmente, além das punções, também podem ser associadas outras técnicas, como a aplicação de calor, correntes elétricas, e pressão.
Como funciona?
O objetivo da acupuntura é ajudar o corpo a curar a si próprio. Ela melhora a circulação sanguínea, estimula o funcionamento do sistema nervoso, e promove a liberação de substâncias analgésicas e anti-inflamatórias pelo organismo.
Principais indicações da acupuntura para cães
A acupuntura, quando aplicada corretamente por um profissional treinado, não tem contraindicações ou efeitos adversos. Ela permite a redução da dose de medicamentos, e, em alguns casos, obtém resultados além daqueles que seriam possíveis com as técnicas tradicionais de medicina ocidental.
Muito indicada ara o tratamento de:
Alergias;
Alívio de doenças neuromusculares, inclusive sequelas de cinomose;
Câncer;
Controle da dor;
Dermatite acral por lambedura;
Distúrbios respiratórios;
Distúrbios digestivos;
Epilepsia;
Incontinência urinária;
Paralisias;
Problemas comportamentais, como ansiedade de separação;
Problemas de coluna.
Mesmo não tendo nenhuma dessas doenças a acupuntura é super indicada como medida preventiva para o cão ter sempre um equilíbrio.
Ela dói?
Não. Aplicada corretamente, ela não tem efeitos adversos e nem causa dor, embora alguns animais mais sensíveis possam apresentar desconfortos leves e passageiros. A maioria dos cães aceita bem a acupuntura e relaxa durante as sessões :) Curtiram?