• Ciça Canetti

Apresentando um filhote a um cão mais velho.

Oioi gente! Como alguns já sabem a nossa matilha cresceu!

Calma, calma! Deixa eu explicar! A minha irmã ganhou dois filhotinhos eu fui oficialmente nomeada como madrinha deles. Polo e Mika são os priminhos por consideração <3 Essa semana fomos conhecer os filhotes, um momento tão bonitinho e fofo que não pode ser deixado de lado. A adaptação e socialização dos filhotes precisa ser feita com muito cuidado pra não gerar traumas ou estresse tanto pro cão adulto quanto pro filhote. Uma briga nesse primeiro contato pode gerar um trauma difícil de corrigir depois. Esta pensando em adotar um novo filhote pra sua matilha e não sabe como fazer a adaptação? Então pega um chocolate, um cafezinho e senta aqui pra ler essas dicas que vou te dar :)



Como fazer pra não rolar ciúmes?


Pra que sejam amigos é preciso que a convivência seja saudável desde a chegada do filhote em casa.


Muitas pessoas não dão tanta importância na hora de apresentar um cão a outro, imaginam que por ser filhotinho e pequeno o adulto vai naturalmente "adotar" o novo membro da matilha. Mas não é bem assim que acontece.


Pra começar, um filhote em casa vai mudar a rotina do cão adulto que estava acostumado a ser filho único. O ritmo de um filhote é bem diferente de um cão adulto, até dos adultos mais agitados. E a paciência também.. filhotes gostam de testar limites e brincar de morder, por isso devemos supervisionar bem a interação dos dois no inicio.


O primeiro contato


Se o primeiro contato entre eles gerar reações agressivas, a relação entre os dois pode ficar comprometida e pra isso não acontecer é preciso tomar alguns cuidados.

Procure fazer o primeiro contato em um local neutro, fora de casa. Pode ser um parque, praça, ou até na rua perto de casa mesmo. Em casa os cachorros tendem a ficar territorialistas e muitas vezes agressivos.

Lembrando que se o seu filhote ainda não tomou todas as vacinas ele não pode passear mas ainda sim você pode apresentar o filhote no colo.


Aproveita pra dar uma voltinha com ele, deixe o cheirar o filhote e fique atento aos sinais do adulto e faça muita festinha nele pra ele associar a chegada do filhote com algo que ele gosta muito, a sua atenção.


Se notar que o mais velho não esta curtindo, respeite o tempo dele. Mantenha uma distancia segura mas fique perto pra ele sentir o cheiro do filhote até se acalmar.








Chegando em casa!


A aproximação deve acontecer aos pouquinhos, primeiro com uma distancia segura. A gente usou um portão onde eles podem se ver, se cheirar e se conhecer sem o perigo dos filhotes ficarem pulando nos adultos. Um cão mais velho pode não tolerar as brincadeiras e mordidas de um filhote, principalmente no seu território.

Ele vai querer mostrar respeito e não esta errado por isso. Ele chegou primeiro e merece ser respeitado por isso é muito importante que você controle o filhote pra que ele não passe dos limites. Preste muita atenção ao seu cachorro adulto. Cães mostram sinais que não estão a vontade, pelo eriçado, encarar com aquela cara de desconfiado e cauda ereta pode significar que o seu cão não esta gostando e a distancia deve ser aumentada de novo.

Filhotes podem demonstrar medo, encolhidos, fugir ou tentar avançar.


Mesmo com uma boa aproximação o seu amigo pode ainda demonstrar sinais que não esta a vontade com o filhote. É normal, pode levar um tempo pra que ele se acostume. Por isso é MUITO importante não deixar o seu amigo de lado, de muita atenção a ele principalmente quando o filhote estiver no mesmo ambiente pra que ele associe a presença dele a uma coisa boa.



Não force a barra e cuidado com disputas


Repetirei milhões de vezes, respeite o tempo e espaço deles. Não force a barra! Nem sempre vão virar melhores amigos de cara e cada peludinho é um indivíduo com um temperamento característico. Polo e Mika demoraram uma semana que eu me lembre pra ficarem a vontade um com o outro, no começo ele ficava mais afastado. Ela bem tentava ir atras dele, imitava em tudo mas ele olhava com uma cara seria e ela logo entendia que era pra ficar na dela rs

Cada dia que passava ele ficava mais a vontade com ela e consequentemente ela ia conquistando mais o direito de ficar encostadinha nele. A primeira vez que os vi dormindo juntinhos foi tão fofo <3


Muito cuidado com brincadeiras que possam causar disputa entre eles e com comidas. Procure alimentar afastados, Polo e Mika eu alimento separados até hoje senão ela sai correndo com o pote de comida na boca pela casa pro Polo não roubar kkk

Por último aproveite muito cada progresso, com muito amor e paciência


logo seus peludinhos serão melhores amigos :)


Gostou? Assiste o vídeo que fizemos do dia do encontro e conta pra gente o que você achou:


0 visualização
Join our mailing list. Never miss an update
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Facebook ícone social

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com