Caopanheiro labra
Cachorro deita e não quer andar na hora do passeio... Seria peguiça ou Medo?
Quando estamos com um filhote em casa mal podemos esperar para fazer o primeiro passeio com ele né?! Principalmente se moramos em apartamento, durante os primeiros meses ele ainda não pode sair na rua pois não tomou todas as vacinas e é a energia em forma de cachorro! Depois de devidamente vacinado, chega o grande dia.. Colocamos aquela coleira nova LINDA no peludinho, saímos de casa com um sorriso de orelha a orelha e o filhote EMPACA! Assim que pisamos na rua o filhote deita no chão e fica la olhando pra gente com cara de confuso e medo! Muitos pensam que este problema acontece da primeira vez e depois ele acostuma, pode ser que sim.. mas pode ser que aconteça na segunda, terceira, quarta saída, e assim por diante. E o cachorro continua atirado ao chão, causando até mesmo uma sensação de desconforto para o dono.
E agora?! Será preguiça? Mas ele estava com tanta energia antes de sair de casa!! Será medo?! Meu filhote não é do tipo medrosinho.. Dentro do apartamento o peludo é só aventuras, vive desbravando e querendo conhecer tudo.. Qual seria o motivo desse comportamento? Neste momento a única solução é pegar o cachorro no colo, porque por mais que o dono tente puxar o cão, ele vai acabar travando ainda mais as patas no chão, impedindo o movimento. Pode parecer que o cachorrinho está com preguiça de caminhar, querendo colo. Mas na verdade, o que acontece muitas vezes é que o filhote está simplesmente apavorado com o mundo ao seu redor.
Os cães, quando vão diretamente para dentro de uma casa ou apartamento quando são filhotes, simplesmente se acostumam com aquele mundo dentro de quatro paredes. O universo dele é aquele no momento, e qualquer mudança brusca vai causar espanto no nosso amigo de estimação. Por isso eu recomendo que antes mesmo do filhote poder ir a rua você acostume ele com o mudo. Faça passeios com ele no colo :)
Mas e agora? Não o acostumei desde bebe.. O que fazer? Antes de mais nada, é preciso ter paciência com o seu cachorro. O dono precisa prever que os primeiros passeios podem acabar durando mais, e por isso é importante que não saia com tanta pressa assim.
O segundo passo é não reforçar esta atitude. Ou seja, não se deve fazer carinhos no seu animal de estimação quando ele trava no meio da rua, porque na cabeça do cachorro ele vai pensar que deve fazer aquilo sempre que desejar a atenção do seu dono. Mesmo principio do fogos de artificio! Se ele esta com medo nada de encorajar o comportamento de medo dele!
Pratique com o filhote em casa, coloca a coleira e guia nele e passeie pela casa com ele antes de ir na rua.
Em pouco tempo, com passeios diários, o seu fillhote deverá estar andando mais tranquilamente pela rua.