top of page
  • Foto do escritorCaopanheiro labra

Choque elétrico: o que fazer?

Um dos acidentes domésticos mais comum com cães e gatos é o choque elétrico. Em geral, o animal acaba sofrendo uma descarga ao brincar e/ou roer um fio de eletricidade. Não são raros os cães ou gatos que costumam roer fios elétricos, principalmente os filhotes.



( foto da internet)


Dependendo da intensidade da corrente e do tempo em que o animal permaneceu ligado a ela, o resultado pode ser desde um simples susto até uma queimadura grave ou um comprometimento mais sério com parada cardio-respiratória.



 

E o que fazer?




Se o animal levou o choque, mas não permaneceu conectado a ele, você deve verificar se a boca (interna e externamente) ou a língua do animal apresentam sinais de queimadura. A região pode estar escurecida ou acinzentada. Na parte interna da boca e língua, não há muito o que fazer. Imediatamente leve a um médico veterinário que examinará o seu peludo e indicará um remédio ou uma pomada antibiótica cicatrizante pra ele. O animal relutará em comer por alguns dias. Ofereça alimentos líquidos e frios.


Se o animal levou o choque e permanece conectado ao fio elétrico, NÃO TOQUE NELE. Em primeiro lugar, desconecte a tomada ou desative a rede elétrica. Observe se o animal está consciente ou não. Se ele não estiver respirando, faça respiração artificial. Se o coração estiver parado, comece a massagem cardíaca. No caso de uma parada cardio-respiratória, faça a massagem cardíaca e a respiração artificial conjuntamente (faça uma seqüência de 5 ou 6 pressões sobre o coração, intercaladas por uma respiração). Aguarde os sinais vitais voltarem para verificar a extensão da queimadura na boca e língua.

Animais com lesões muito graves na boca, que se recusam a comer ou beber água, devem receber soro por via endovenosa, diariamente, para não correrem o risco de desidratação.


Todo animal que teve um episódio de choque elétrico deve ser observado por 2 a 3 horas quanto à dificuldade respiratória. Em alguns casos, nesse período, pode desenvolver-se edema pulmonar que deve ser tratado imediatamente pelo veterinário.


 

Prevenção é o melhor remédio


Para evitar esse susto que pode causar problemas mais graves, é realmente importante agir na prevenção dos acidentes domésticos. Uma medida fácil é acondicionar a fiação em dutos embutidos na parede. Outra dica é utilizar protetores de fios, além de mantê-los em locais de difícil acesso aos animais. Os protetores infantis de tomadas também podem e devem ser usados e uma mudança na disposição dos móveis também é uma opção.


12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page