• Ciça Canetti

Como acostumar seu filhote com o nome?

Será que é fácil fazer o filhote entender o próprio nome? Algumas pessoas adotam um cachorrinho que já tinha um outro nome na casa anterior e gostaria de mudar, como fazer pra ele entender o novo nome? E estamos com dois ou mais filhotes na casa? Como fazer pra que eles não se confundam e cada um entenda o seu nomezinho?





Imaginamos que fazer com que um cachorro se acostume com o nome escolhido seja uma coisa natural, simples e rápida né? Ah, uma hora ele aprende! Bom, pode ser sim. Mas precisamos levar em conta a personalidade de cada cãozinho. Alguns aprendem mais rápido e outros podem demorar um pouco mais.


Quanto mais filhote, mais rapidamente o cachorrinho irá responder pelo seu nome, cães adotados mais velhos podem precisar de um pouquinho mais de insistência e paciência mas a primeira dica que eu posso dar a vocês é que a escolha do nome influência esse processo. Procure escolher nomes simples, curtos e que não seja muito parecidos com palavras usadas no dia a dia. Principalmente negativas. Por exemplo, se escolher "João", certamente ele terá dificuldades de diferenciar o seu nome da palavra "não". Se escolher um nome longo como "Leopoldo" procure chamar ele por um apelido, como Leo. Pelo menos no inicio já que na hora que precisar chamar ele com urgência, Leopoldo fica mais difícil de falar.


Associe o nome com momentos felizes


Escolheu o nome perfeito pro seu cachorrinho? Agora é hora de fazê-lo entender que é assim que você vai chama-lo pro resto da vida.


Associe o nome dele com momentos felizes, sempre que for dar um petisco ou carinho durante uma brincadeira fale o nome dele de forma carinhosa e alegre. Dessa forma o cachorro irá entender que aquela palavra significa algo bom e irá gostar de ouvi-la.


Evite utilizar o nome dele na hora de repreendê-lo, ou repetir muitas vezes o nome seguido da palavra "não". Ele pode não querer mais responder quando você o chamar pelo nome, sempre que escutar ele vai pensar que receberá uma bronca. Além disso, você não quer que o seu cachorrinho pense que o nome dele é "BOBNÃO" ou "SOFINÃO" né? :)





Exercício simples pra fazer com que o cachorrinho venha quando chamado


Algo que você pode praticar em casa, coloque a coleira no seu cachorrinho com uma guia longa. Jogue uma bolinha ou um brinquedo pra um pouco longe e quando ele pegar chame o seu cachorrinho pelo nome com um petisco na mão. Sempre com uma voz leve e alegre, quando ele vier recompense com muito entusiasmo! Se necessário de um leve puxão na coleira pra ele entender que precisa vir até você. Esse exercício funciona bem se você esta com mais de um filhote e esta tendo dificuldades pra que cada um entenda o seu próprio nome.




Paciência


Estou praticando e fazendo tudo certinho e mesmo assim ele parece não fazer ideia do próprio nome quando o chamamos. Será que ele não gostou do nome dele?


Muito improvável :)


O tempo que vai demorar depende muito da paciência e insistência do tutor e também da personalidade do cachorrinho. Não se preocupe que com dedicação, amor e paciência logo ele vai aprender!




Agora conta pra gente, qual o nome escolhido pro seu filhote? Gostaram das dicas? Não se esqueça de seguir a gente no instagram



0 visualização
Join our mailing list. Never miss an update
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Facebook ícone social

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com