Caopanheiro labra
Cuidados com o ouvido do seu cão.
Não é novidade que AMAMOS passar boa parte do nosso dia remando ou surfando. Dois labradores surfistas apaixonados por água, difícil não dar um mergulho a cada passeio!
Vida de cachorro carioca não é mole né? rss

Por conta disso, muitas pessoas me perguntam como faço para proteger ou ouvidos deles, já que o aumento da umidade nessa região do corpo pode causar inflamações e infecções no seu peludinho.
Algumas pessoas colocam algodão no ouvido do cão na hora de leva-lo para um banho de mar, piscina, ou banho normal mesmo. Pode ser uma solução, mas confesso que nunca fiz isso e conversando com um veterinário ele me explicou que o algodão pode ser pior do que não colocar nada. O algodão vai absorver a água e reter umidade la dentro, algo que a gente quer evitar. Sem o algodão a água entra e sai com naturalidade. Existe um algodão hidrófilo que é impermeável e algumas pessoas usam, eu sinceramente não gosto e não vejo necessidade mesmo. Como eu faço então? Simples.Apenas higienizo bem e as seco depois do banho. Olha aqui nesse video a nossa rotina pós praia:
Mas eles não ficam com otite Ciça? Nunca tiveram. Aprendi com um amigo meu veterinário que dependendo da raça e, principalmente, do tipo das orelhas do cão, a ocorrência de doenças pode ser mais frequente ou não. Alguns cães tem predisposição a ter doenças no ouvido então é só molhar que infecciona.. já outros podem ter mais facilidades a ter doenças por causa do formato das orelhas. Cães de orelhas caídas apresentam uma tendência para contrair fungos e bactérias nos ouvidos por circular pouco ar na região e sujar com mais frequência, em razão do contato mais fácil com o chão, água e alimento.
As orelhas longas e com bastante pelo também são mais difíceis de limpar, o que pode trazer prejuízo à saúde do animal. Já entre os cães com orelha em pé, o risco é a facilidade do contágio, já que o tipo de otite mais frequente é por ácaros. Por isso, seja qual for o tipo de orelha do seu peludinho, é extremamente importante manter sempre limpas e secas e ficar sempre atento a qualquer sintoma de infecção. É importante evitar o uso de objetos pontiagudos e nem pense em colocar ficar futucando o ouvido do seu cachorrinho com cotonetes. O ideal é utilizar algodão para retirar as secreções externas sem o uso de líquido, pois existe uma oleosidade natural que facilita a retirada. Caso precise usar algum produto existem alguns próprios para a higienização de ouvidos a venda em petshops.
Os principais sintomas que seu animal pode esta com algum problema no ouvido são:
– Sacudir a cabeça várias vezes ao dia; – Dor e coceira intensa; – Mau cheiro na região.
No caso do cachorro apresentar alguns destes sintomas, é muito importante que você procure um veterinário de confiança, ele irá poder avaliar melhor a situação e indicar o tratamento mais adequado para o seu amigo.