Caopanheiro labra
Meu cachorro enjoa ao passear de carro! Como fazer?
Calma, aqui não tem enjoo não.. muito pelo contrário. Passeio de carro resulta em festa para meus labradores Polo e Mika. É só abrir a porta que eles vem correndo e pulam direto no banco, prontos para a aventura que os espera. Não podia esperar menos deles, sempre que a gente usa o carro é para uma viagem legal, um passeio diferente, uma cachoeira, uma praia nova.. eles adoram! Até as idas ao veterinário são motivo de festa por aqui.

Infelizmente sei que nem todos os peludinhos curtem um passeio de carro como meus cãopanheiros e muitos sentem enjoos em viagens ou até em passeios mais curtos não é? Pensando nisso resolvi colocar algumas dicas aqui que vão te ajudar se você sofre com isso :)
Primeiro passo: Descobrir o motivo do enjoo
Um cachorro fica enjoado em um passeio de carro devido a uma estimulação que ocorre no sistema vestibular. Neste sistema existe um órgão do ouvido interno em forma de três semicírculos não relacionado à audição, mas ao equilíbrio. Este aparelho é responsável por detectar os movimentos do corpo do cachorro através do sistema vestibular.
Responsável por receber do ambiente e enviar ao cérebro as informações do movimento, quando ele se desequilibra, ou seja, quando o animal está em constante movimento no carro, há uma demora de percepção entre a visão e a audição, e isso gera enjoo e vômito.
Esse mesmo efeito acontece não só com cachorros como também com muitos humanos. Nunca conheceu ninguém que ficasse enjoado em passeios de carro? Pois é... Nesta condição, ocorre uma perturbação no reconhecimento do movimento pelo sistema vestibular, sempre que o corpo está parado e o ambiente em movimento aparente. Ou seja, o sistema fica confuso e desperta sintomas físicos no animal.
Mas esse não é a única causa que pode levar o cachorro a enjoar no carro não. Existem outras razões que levam o cachorro a ficar enjoado no carro, como por exemplo o estresse, que também gera o desconforto, principalmente quando o pet associa a viagem de automóvel a um trauma.. algum passeio desagradável ou doloroso, que provavelmente o assustou, como uma ida ao médico veterinário. Além disso, o enjoo pode acontecer depois de um passeio com atividades físicas intensas, se o seu cachorrinho estiver muito ofegante isso pode causar desconforto gástrico e o animal pode acabar vomitando. Ou até se estiver muito abafado e quente dentro do carro.
Agora que já sabe algumas causas, vamos ver como podemos melhorar esse caso..
Acostumar desde filhote
Prevenir é o melhor remédio não é? Pois bem.. Habitue o seu cão ao carro. Independentemente de que o seu cachorro talvez possa ter mais ou menos predisposição ao enjoo nas viagens de carro, vai sempre ajudar se acostumarmos o seu cachorrinho a andar de carro ainda filhotes. Quando são jovens absorvem todas as experiências e incorporam-nas no seu contexto natural.
Por isso, é recomendável que desde bem pequeno faça pequenas viagens ou saídas curtas com ele no carro. Porque se quando for maior nunca tiver vivido esta experiência, pode ser que quando quiser que ele entre no carro, o cachorro veja isso como algo incomum e fique nervoso, causando-lhe uma indisposição.
Independentemente de ser um cachorro pequeno ou adulto, deve ir aumentando o tempo da viagem de forma gradual. As primeiras viagens devem ser curtas, uns 10 minutos no máximo. O carro deve ir a uma velocidade adequada, pois se for muito rápido o impacto vai ser maior para o seu cão. Se precisar, comece sem andar com o carro.. leve alguns petiscos, entre no carro com ele. Coloque uma musica divertida e brinque com ele por 10 minutinhos no carro mesmo com ele parado. Para ele associar o carro a uma brincadeira contigo.
CARRO = DIVERSÃO Se queremos evitar que o nosso cachorro enjoe viajando no carro, tem que o relacionar com algo relaxante e divertido. Ou seja, se apenas o levarmos no cachorro para ir ao veterinário é muito provável que a experiência o assuste, não gosta e pode acabar em estresse ou enjoo.
Nas primeiras vezes, temos que acabar a viagem em algum lugar divertido para ele. Desta forma, quando entrar no carro irá associá-lo com experiências agradáveis. Podemos ir a um parque ou a uma praia diferente que possa brincar. E mesmo que não vá a uma praia ou parque, pode sempre premiar o seu comportamento com um prêmio, doses de brincadeiras e carinhos.
Dicas importantes:
Não deve dar-lhe de comer nas horas antes da viagem. Assim evita que se origine uma má digestão.
Deve prendê-lo bem com um cinto específico para pets, assim evita que se mexa em acelerações bruscas ou paragens repentinas.
Se durante a viagem for com o seu brinquedo ou boneco de pelúcia favorito e com uma pessoa ao lado a acariciá-lo, pode ser que ele relaxe mais. Mika tem uma ótima indicação de pelúcia caso alguém precise. <3
Por último, é importante parar a cada hora como máximo para fazer as suas necessidades, esticar as patas e beber água. Não pode fazer uma viagem longa de uma vez, pois isso vai cansá-lo bastante.
"Ja tentei de tudo mas ele segue passando muito mal nos passeios que fazemos."
Se mesmo assim perceber que o seu cachorro não se consegue habituar, continua enjoando e fica muito estressado e cansado eu recomendo ir a um veterinário com ele. Existem medicamentos que ajudam o seu pet a enjoar menos ou a não enjoar de todo. E se poder ajudar o seu cachorro de forma natural, melhor ainda. O importante é que ele possa fazer a sua vida normalmente. O que acharam? Ajudou?