Caopanheiro labra
MITOS SOBRE OS CÃES
Preparamos aqui uma listinha com os mitos mais comuns que a gente escuta por ai sobre sobre os cães. Muitas vezes, se acredita em coisas simplesmente pelo fato de que elas estão sendo propagadas. Ou seja, fala-se tanto nisso, que acaba se tornando uma verdade intrínseca por repetição.
Só que quando alguém para ler, analisar, estudar e refletir sobre o tema de maneira racional, acaba percebendo que, na verdade, as coisas não são bem assim. Quem sabe você não vai se surpreender com alguns itens da listinha:
MITOS:
Cães mais velho não aprendem novos truques
Cães podem aprender com qualquer idade. No caso da fase de vida idosa, claro, há algumas limitações na vida do animal. Porém, ele continua sendo um cão plenamente treinável e adestrável, desde que alguns cuidados sejam levados em consideração justamente pela sua idade.
Cães mais velhos podem facilmente se condicionar a uma nova situação, desde que isso seja feito adequadamente. Afinal, os cães gostam de rotina e de equilíbrio no ambiente.
A idade humana do cachorro é 7 vezes a idade do animal
Comum a gente sentir curiosidade sobre a idade dos nossos pets e querer saber comparada a nossa não é?
Mas afinal, a idade do meu cachorro vale quantos anos de vida de um ser humano? Muitas pessoas acreditam que a cada ano, os cães somam 7 anos humanos, sendo 11 anos (77 anos humanos) a expectativa média de vida de um cão. Mas na verdade esta não é a forma correta de calcular a idade de um cachorro, já que algumas raças, como as pequenas, vivem mais tempo do que os cães de porte grande.
Não há como somar a idade humana simplesmente acrescentando 7 anos na vida do animal. Afinal, cada cão é único, cada raça é única, com necessidades únicas e com um tipo de qualidade de vida.
Mas como saber então?
Basicamente, você terá que considerar as questões de desenvolvimento e fases da vida do pet. A idade pode ser “comparada” com a idade humana quando você considera a fase da vida do pet. Mas, mesmo assim, é apenas uma maneira aproximada – e não necessariamente real.
Uma forma de calcular é usando alguns sites ou softwares, que buscam ajudar o tutor de um jeito mais fácil a calcular a idade do seu cachorro. Mas acredito que a melhor alternativa é levar o doguinho ao veterinário, pois este profissional saberá te informar mais precisamente a idade do animal.
Se um cachorro não sai de casa, não precisa ser vacinado
Esse é um mito sobre cachorros muito perigoso, pois além de totalmente falso expõe o pet a riscos desnecessários. Independentemente de sair de casa para passear, ou de ter ou não contato com outros animais, todo cachorro precisa receber, obrigatoriamente, um conjunto de vacinas contra raiva, parvovirose e cinomose.
Todo cachorro sabe nadar
Os cachorros têm instintos que acionam naturalmente os movimentos das patas quando são colocados na água, mas isso não quer dizer que todos sejam excelentes nadadores por natureza, sendo que as habilidades costumam variar conforme a raça.
A boca do cão é mais limpa que a boca dos humanos
Certamente você já teve esta atitude ou já viu alguém fazendo, as pessoas tem o costume de deixar o cachorro lamber seu rosto e até mesmo à boca.
A verdade é que boca do cachorro é infestada de germes, bactérias e muitas outras coisas desagradáveis que ele pode ter adquirido durante um passeio ou até mesmo brincando com um objeto.
A sorte é que grande parte dos germes presentes na saliva do cão não causam nenhum tipo de mal aos humanos. Caso você tenha um cão saudável, com as vacinas em dia e sem vermes, um beijinho de vez em quando não será problemas, mas sem exagero
Os cães não enxergam cores
Os cães enxergam de maneira diferente de nós, humanos. Porém, eles enxergam, sim, algumas cores, como o vermelho e o azul. Ou seja: cães não enxergam só em preto e branco, como o mito se espalhou por aí.
Se comparado com nós, humanos, os cães enxergam muito menos cores. Afinal, nós temos a condição de “gerar” outras cores a partir das cores primárias: azul, vermelho e amarelo.
Porém, os cães não conseguem distinguir essas cores e eles não “criam” outras cores perceptíveis.
Balançar o rabo é sempre sinal de alegria e diversão
Acho que esse é um dos mais polêmicos.
Bom, na maioria das vezes, o balançar do rabo até pode significar alegria. Porém, isso é um mito. O cão balança o rabo, também, quando está tendo outras sensações.
O ato de balançar o rabo é um reflexo de sensações que podem ser: alegria, ansiedade, estresse, medo e até agressividade. Importante levar em conta a liguagem coporal do cão e mão somente o rabinho dele.
Cães precisam ser tosados no verão pra sentir menos calor
Não necessariamente. Em alguns cães as tosas não são benéficas para o cão no verão. Aliás quem sente “calor” ao ver o cão cheio de pelos no verão, somos nós.
Principalmente cães que possuem subpelo. Os cães usam os pelos, inclusive, para que o calor não seja tão intenso, de modo a manter a temperatura do corpo confortável para enfrentar as temperaturas mais quentes.
Inclusive, durante o verão, o cachorro vai fazer a sua troca de pelos. Portanto, ele mesmo vai perder pelos e se sentir mais confortável em dias mais quentes de verão.
O que acharam? Comenta aqui :
