• Ciça Canetti

Seu filhote chora muito a noite? Veja essas dicas:






Se você esta lendo aqui provavelmente você esta com um filhotinho em casa fazendo o maior berreiro a noite certo? Ou esta pensando em adotar um novo membro pra sua casa e já esta se preparando psicologicamente para tudo o que vem por ai.. :) Bom, em primeiro lugar fique tranquila, é super normal um filhote chorar a noite. Alguns filhotes choram e outros não, mas é um comportamento normal e aceitável que precisamos aprender a lidar para amenizar alguns efeitos. Seja ele a sua paciência, a paciência dos seus vizinhos ou até um comportamento errado que você tenha com ele que gere algum vicio ou ansiedade de separação no seu peludinho futuramente difícil de ser revertido.

Mas porque esse choro todo? Será que não gostou de mim ou da nova casa?


Um filhotinho chorando pode ser motivado por uma série de razões. A sensação de estranheza, desconhecimento e insegurança fala mais alto. E, quando o cão se vê longe da mãe e dos irmãos, o desespero pode bater em forma de choro e tristeza profunda. A idade que você pega o seu filhote e o separa da ninhada também é um grande influenciador nesse comportamento.



Pois é , um cão que é retirado de perto da mãe e dos irmãos nas primeiras semanas de vida, pode e muito provavelmente vai passar por esta situação difícil. Por isso, o recomendado é que os filhotes fiquem no seu primeiro lar até serem mais velhos. De preferência, até terminarem de mamar. Mas muitas vezes, não é isto que acontece. O que não é saudável para o aspecto mental e psicológico do animal.


Esperou o seu filhotinho desmamar, ele já tem no minimo dois meses e mesmo assim ele chora a noite? Tudo bem! Acontece, imagina só.. até pouco tempo ele estava com sua mamãe e irmãos e agora esta em um ambiente estranho pra ele. Acostumar um filhote chorando a viver longe da mãe pode parecer uma tarefa interminável. Mas não é. Um dos fatores que você mais precisará levar em consideração, é que ele é um animal e precisará de tempo e paciência para se adaptar.


Como sou muito gente boa, separei aqui algumas dicas pra facilitar esse processo pra você =)



Prepare a sua casa para a chegada do filhote


Quando você for receber o seu novo amigo, precisará preparar a casa de uma forma estratégica. Antes de mais nada, é importante designar um espaço que seja exclusivo para o filhote. Isso fará com que, com o passar do tempo, ele se acostume a ter o cantinho dele e se sinta seguro nele. Falei sobre a importância disso em uma postagem anterior. Clica aqui pra ler.

Então você já escolheu um espaço seguro e aconchegante para o seu filhote. Neste espaço, coloque a comida e a cama dele. De preferência, ofereça bastante cobertores e tecidos para que ele possa ficar mais acalorado durante a noite.

Outro ponto importante é mantê-lo preso por um tempo neste ambiente. Assim ele se acostumará muito mais fácil ao local, pois a desconfiança do lar novo será limitada aquele espaço. Ou seja, assim que ele entender que nada ali poderá fazer mal, é sinal que o equilíbrio emocional está funcionando. Fique um tempo com o filhotinho nesse espaço pra ele se acostumar, de petiscos e brinque bastante com ele.





Não ceder ao choro


Parece cruel e é muito difícil mas acho que esse é um dos passos mais importantes. Calma, isso não quer dizer que não deva dar amor e carinho ao seu filhote. Existe uma linha extremamente tênue entre deixar o cão feliz e deixar ele mal-acostumado. Você precisará saber dosar estas atitudes para que, no futuro, ele não seja mimado. Acredite, isto pode acontecer. E muitas vezes pode ser muito cruel ter que abandonar o cachorro e deixa-lo chorando no canto. É de partir o coração. Mas, é para o bem dele.


É importante entender que se o cachorro for acostumado a ter a sua presença sempre que ele estiver chorando, dificilmente você conseguirá reverter a situação. Ou seja, ele entenderá que se ele chorar, você estará lá para acudir. Entretanto, isto pode se estender e ultrapassar os limites da estranheza da casa nova e pode ir para a vida jovem e adulta. O que é um grande problema.



Conhecem a técnica do relógio?


Um dos fatores que faz o filhote sentir-se bem é sentir a presença da mãe. E isto muitas vezes é conseguido através das batidas do coração. Isso mesmo, o filhote ouve o coração da mãe e sente-se confortável.

E você pode proporcionar uma situação semelhante caso ele esteja chorando muito. Com a ajuda de um relógio, você poderá criar um ambiente acolhedor perto do filhote. Pois com as batidas dos ponteiros, ele poderá assimilar as batidas do coração da mãe e, assim, ficar mais calmo.






Garrafa com água morna.


Você pode também encher uma garrafa com água morna que vai similar o calor da mamãe dele... Coloca em uma meia e deixe perto dele. Claro que vai precisar ficar de olho porque quando a água esfriar o filhote pode voltar a chorar mas é uma técnica que funciona bem.


De a ele um boneco de pelúcia grande pra lembrar a mãe.


Ele vai encostar o corpo no bichinho e dormir grudadinho como ele costumava fazer com a mãe e irmãos.







Brinque muito!


Ta ai uma dica gostosa de cumprir! Brinque muuuito com o seu filhote, gaste a energia dele com bolinhas, brinquedos de enriquecimento ambienta, pelúcias. Tudo o que você tiver que chame a atenção dele. Evite que ele tire muitas sonecas na parte da tarde perto da noite, quando mais ele estiver cansado mais tempo vai dormir durante a noite <3



O que acharam das dicas gente? Conhecem outras legais? Conta pra gente aqui!



0 visualização
Join our mailing list. Never miss an update
  • Instagram
  • TikTok
  • YouTube
  • Facebook ícone social

© 2023 por Tipo Diva Blog | Orgulhosamente criado com Wix.com