Caopanheiro labra
Teste Penhip pra detectar displasia em cães ainda filhotes
Vocês sabiam que existe um teste pra você detectar a displasia do seu peludo ainda novinho? Antes de qualquer coisa, o que é a displasia?

A displasia coxofemural é causada por uma incongruência da articulação coxofemural. Isso acontece quando a cabeça do fêmur não "se encaixa" no acetábulo ( cavidade do osso do quadril). Ela é uma doença mais comum em raças maiores, pois elas têm um crescimento acelerado e, nesta “esticada apressada”, cachorros como Labrador, Golden Retriever, Pastor Alemão, São Bernardo, Mastins e outros podem apresentar deformidades na ossatura, resultando em dores nas articulações.

A displasia infelizmente causa um grande impacto na mobilidade dos peludos e é bem dolorosa, afetando a qualidade de vida deles se for detectada muito tarde e não for tratada. Durante uma consulta com nossa veterinária Fernanda Bittencourt da clinica intergavea ela nos contou sobre esse teste que existe onde a pessoa pode fazer com seu filhote e detectar se ele tem a doença antes dela estar num quadro mais avançado. Achei muito legal e queria compartilhar aqui com vocês.
O teste Penhip
O teste Penhip é realizado pra detecção precoce da displasia coxofemural, sendo idealmente efetuado aos 4 meses de idade.
Como é feito? O método consiste na avaliação do quadril canino medindo quantitativamente a frouxidão articular. O exame radiográfico é realizado com o paciente submetido a anestesia geral para obtenção de três posições radiográficas, na visão de distração, de compressão e estendida, onde obtemos o índice de distração. O exame permite a detecção precoce, tornando possível estabelecer um protocolo de tratamento de displasia coxofemural no seu inicio, diminuindo possíveis problemas futuros. Achei muito legal e importante passar isso a diante pois assim podemos diagnosticar o nosso amigo ainda novinho e caso o teste seja positivo pra doença já podemos começar um tratamento adequado e não deixar pra descobrir apenas quando ele esta mais velho e com dor. Queremos dar a melhor qualidade de vida possível para nossos peludos né? Caso eles tenham displasia não precisa se preocupar pois tratando corretamente desde novinho ele pode levar uma vida normal. Conheço cães que apresentam um nível de displasia muito alto desde filhotes e fazem acupuntura regularmente, alguns deles se o dono não me contasse que o cachorrinho tem displasia eu jamais imaginaria. Corre, brinca, pula.. Pra saber mais sobre a acupuntura em cães clique aqui
Porque é tão importante saber desde cedo?
Como eu disse aqui, alguns cães sentem a displasia novinhos ainda e o tratamento precisa ser feito antes de chegar num nível muito elevado. Segundo a nossa veterinária Fernanda B. a simbiose púbica é uma modalidade de tratamento considerada bem pouco invasiva, tecnicamente de fácil realização e indicada especialmente para cães jovens como um procedimento profilático tendo como proposta diminuir a frouxidão articular. A idade de realização do procedimento parece refletir diretamente nos resultados por isso para tal procedimentos não devemos ultrapassar o período de 4 meses de idade.

O que acharam?
Fonte: Fernanda Bittencourt , médica veterinária .