top of page
  • Foto do escritorCaopanheiro labra

VOCÊ SABE IDENTIFICAR SE O SEU PET ESTÁ ACIMA DO PESO?

90% DOS TUTORES NÃO PERCEBEM QUANDO SEU PET ESTÁ ACIMA DO PESO


Assustador né?

A obesidade em cachorros é uma doença séria e mais comum do que parece, e identificar se seu cachorro está ou não acima do peso pode ser mais fácil do que você imagina. No entanto, algumas especificidades que podem estar ligadas ao ganho de peso precisam ser levadas em consideração.

Geralmente, a obesidade nos cachorros pode estar relacionada a doenças metabólicas ou ao comportamento alimentar inadequado, sendo a alimentação inadequada a maior causa de obesidade em cães.

Quando um cachorro consome um aporte energético maior do que o necessário, por receber uma quantidade de alimento maior do que precisa ou por consumir muitos petiscos ao longo do dia, pode ganhar peso a longo prazo e, consequentemente, se tornar obeso. Esse fator está diretamente relacionado ao tutor e à dinâmica da alimentação da família.



POR QUE O SOBREPESO IMPORTA

 

Mesmo notando os quilos a mais no seu cachorro, talvez você não saiba o quanto isso poderá afetar a saúde dele. Só com 20% acima do peso será suficiente para aumentar bastante o risco do seu cachorro desenvolver condições de saúde como o diabetes melito, osteoartrite, cálculos urinários ou doença cardíaca.

Além disso, o excesso de peso não irá apenas causar um impacto negativo no bem-estar, felicidade e qualidade de vida geral do seu cachorro mas também poderá reduzir significativamente a sua expectativa de vida em relação a um animal saudável.


SERÁ QUE MEU CACHORRO ESTÁ ACIMA DO PESO?


O seu cachorro pode aparentar estar bem para você, mas o peso ideal varia de acordo com o tamanho e raça. O seu veterinário conseguirá dizer se o peso do seu cachorro é ou não ideal. Entre os check-ups, você ainda poderá avaliar se o seu cachorro está se mantendo dentro de um peso saudável. Coloque a mão sobre a lateral dele e caso seja difícil ou impossível sentir as costelas, é provável que esteja acima do peso.Esses são alguns outros sinais de obesidade que você poderá vir a notar:


  • Perda de cintura

  • Coleira precisa ser afrouxada

  • Dificuldade ao caminhar

  • Movimento lento 

  • Falta de Fôlego

  • Mau humor 

  • Dormir mais que o normal



Um método para diagnosticar a obesidade canina é o chamado ECC (Escore de Condição Corporal). Com esse método, podemos avaliar as características corporais dos cachorros através da visualização e toque de pontos estratégicos, utilizando escalas numeradas de 1 a 9:


1 a 3 – O cachorro está magro, tornando os ossos da costela e dos quadris bem aparentes.


4 e 5 – O cachorro está no peso ideal, onde as costelas não estão aparentes ou pouco aparecem, sendo bem fácil senti-las ao tocar o cachorro.


6 – O cachorro está com sobrepeso, já que as costelas não são aparentes, e existe uma leve dificuldade para senti-las ao toque.


7 a 9 – O cachorro está obeso se as costelas não estiverem aparentes, sendo difícil de senti-las com o toque.


A Hill's criou um teste bem legal pra ajudar a gente a descobrir se o nosso pet está no peso ideal ou não. Pra acessa clica nesse link aqui


MAS O QUE PODE CAUSAR O SOBRE PESO AOS CÃES ?


 O ganho de peso é resultado do aumento na gordura corporal. Isso geralmente é causado por alimentação em demasia, principalmente combinada com falta de exercício. Mas poderão haver outros fatores contribuintes também. 



IDADE


Cães mais velhos são menos ativos, têm menos energia e requerem menos calorias, por isso uma nutrição formulada para a sua idade é primordial para o seu peso e saúde geral


RAÇA


Algumas raças de cães são mais propensas a ganhar peso. Isso não significa que "é normal ele ser mais gordinho por ser de raça x ou y e sim que precisamos ter mais atenção a essas raças"


CASTRAÇÃO


Vou deixar bem claro que que castração NÃO engorda mas o metabolismo básico de cães castrados é menor exigindo menos calorias. Tendo uma vida saudável e ativa o cão castrado não engordará maaaas se não tiver uma vida ativa ele sim poderá engordar.


PROBLEMAS MÉDICOS


O famoso é raro mas acontece..


SUPERALIMENTAÇÃO


Um dos mais comuns, com acesso ilimitado a alimentos obviamente comem mais do que precisam — isso inclui restos de comida dos membros da família


ESCOLHENDO A RAÇÃO CERTA PARA PERDA DE PESO

 

O alimento que o seu cachorro come afeta diretamente o seu bem-estar e saúde geral. Uma nutrição balanceada é parte essencial de um estilo de vida ativo e saudável. Comer ração, lanches ou comida humana em demasia poderá aumentar o ganho de peso.

Uma nutrição adequada desempenha importante papel no tratamento de cães acima do peso.


Aqui em casan a galerinha come Hill's e ambos tem uma pelagem maravilhosa, energia e muita vitalidade. Recomendo muito! Pergunte ao seu veterinário sobre a linha de alimentos para controle de peso da Hill’s para ajudar o seu cachorro a perder peso e manter uma vida saudável e ativa.

*Dados de arquivo. Hill’s Pet Nutrition, Inc.


E aí? Seu pet está no peso ideal? 😊



31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page