Caopanheiro labra
Você sabia que cães também podem doar sangue?
Pouca gente sabe mas os cães também podem ser doadores de sangue e ajudar a salvar vidas de outros pets. Animais vítimas de atropelamento e de doenças parasitarias, como a doença do carrapato, precisam da transfusão de sangue para sobreviverem. Infelizmente, grande parte dos tutores só tomam conhecimento da doação quando os seus animais estão precisando. :( Eu confesso que não sabia e quando me ligaram pedindo doação para um cão que passaria por cirurgia logo procurei mais informações sobre.
A iniciativa deve partir dos tutores e hoje existem no Brasil diversos bancos de sangue que funcionam dentro de centros especializados ou de hospitais veterinários. Mas infelizmente esses locais sofrem uma grande carência no número de cães que vão até lá para doar sangue. Com isso, quando um animal precisa da transfusão, as bolsas de sangue acabam sendo cobradas por um valor alto em alguns locais. Podendo chegar até R$ 600. Acredito que se mais pessoas doassem o valor seria mais acessível pois não seria tão raro conseguir bolsas. No nosso caso, estamos na lista da clinica, assim quando alguém precisa nos avisam e vamos lá ajudar.
Quais são os requisitos para que o meu cão possa doar sangue? Os requisitos são um pouco parecidos com o dos humanos. O animal precisa estar saudável, ser dócil, precisa ter entre 1 e 8 anos e pesar mais de 27 quilos. ( o peso pode variar depedendo do local) Além disso, o animal precisa estar com todas as vacinas e vermífugos em dia. E caso ele já tenha recebido transfusão de sangue em determinado período, ele não pode fazer a doação. Os profissionais explicam que quando o animal recebe a transfusão de sangue de outro pet, pode haver alguns riscos na hora da transfusão, por isso não é indicado. Todo o processo para a transfusão de sangue é bastante seguro, mas mesmo assim muitos tutores ficam receosos e acabam não levando o pet para realizar a doação. De acordo com médicos veterinários que trabalham no Universidade de São Paulo (USP), a demanda pelas bolsas de sangue dos cães é muito alta, pois essas doações ajudam diversos órgãos públicos. Essas instituições ajudam, por exemplo, os cães vinculados à polícia. Mas não são apenas os órgãos públicos que tem carência pelas bolsas de sangue, muitos hospitais veterinários passam por dificuldades na hora de ajudar os cães que foram atropelados ou estão alguma doença grave. De acordo com a USP, a doação vinda de pets domésticos é pequena e não consegue atender toda a demanda. Em alguns casos, os veterinários perguntam ao tutor se existe outro cachorro em casa, assim a transfusão, após ser verificada a compatibilidade, pode ser realizada. Mas nem sempre os tutores dão sorte.
Os cães também têm diferentes tipos sanguíneos, por isso a existência de bancos de sangue para cães é tão importante. Geralmente os donos dos cães têm medo, pois acreditam que o animal possa sofrer dor, passar mal ou até mesmo ir a óbito com o procedimento. No entanto, esses riscos são praticamente nulos, por isso tenha calma e esteja aberto a levar o seu pet a doar sangue. A doação de sangue é feita por profissionais habilitados e o cachorro não pode doar mais de 16 ml por quilo, logo, é uma quantidade bastante pequena. Além disso, o procedimento é rápido e indolor. O procedimento é feito com o animal deitado e a coleta é realizada na veia jugular do cãozinho. O animal é deitado de lado e o processo dura no máximo 15 minutos. Realmente foi super tranquilo e rapidinho, Mika ainda ganhou biscoito depois :P Como nossa clinica não tem um banco de sangue colocamos nosso nome em uma lista de espera, assim quando alguém precisar de ajuda entram em contato com a gente e podemos doar. Lembrando que a doação só pode ser feita com intervalo de pelo menos 3 meses. Com essa iniciativa você ajuda outros animais e ainda verifica como anda a saúde do seu amigo peludo. Doar sangue do seu cãozinho possibilita que você consiga salvar a vida de muitos outros cães doentes e feridos. Pense nisso!
